quarta-feira, 13 de maio de 2015

SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES
2015

(pequena narrativa fotográfica do que foram as celebrações de 2015)

A história do Culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na ilha de São Miguel, começa no Convento da Caloura, em Água de Pau, no Concelho da Lagoa.

Reza a memória que foi nesse lugar que se erigiu o primeiro convento de religiosas na ilha, cuja fundação se deveu, principalmente, à piedade das filhas de Jorge da Mota, de Vila Franca do Campo.

Mas, para que tal comunidade religiosa fosse estabelecida como devia, foi necessário que alguém se deslocasse a Roma, impetrar a respectiva Bula Apostólica. Duas das religiosas largaram, então, de São Miguel, a caminho da cidade eterna, onde solicitaram ao Papa o desejado documento. Tão bem se desempenharam desta missão que o Sumo Pontífice não só lhes passou a ambicionada bula como, ainda, lhes ofereceu uma imagem do "ECCE HOMO".

De regresso a vale de Cabaços, a singular imagem foi posta num nicho onde se conservou por muito anos. Porque o lugar era ermo e muito exposto ás incursões dos piratas, o pequeno mosteiro ficou, certo dia, deserto, uma vez que, parte das religiosas seguiu para Santo André, em Vila Francas do Campo, e a outra parte, se encaminhou para Ponta Delgada, para o Mosteiro da Esperança, acabado de fundar pela viúva do capitão donatário, Rui Gonçalves da Câmara.

A Imagem do Senhor Santo Cristo não ficou esquecida em vale de Cabaços, porque a religiosa galega, Madre Inês de Santa Iria, a trouxe para Ponta Delgada.




















Sem comentários:

Enviar um comentário